Pular para o conteúdo principal

Bob Dylan (1961)

| Divulgação Columbia |

O álbum "Bob Dylan" foi lançado no dia 19 de Março de 1962


1. "Song To Woody" (Canção Para Woody)



Eu estou aqui a mil milhas da minha casa
Caminhando por uma estrada que outros homens percorreram
Eu estou vendo seu mundo de pessoas e coisas
Seus indigentes e camponeses e príncipes e reis

Ei, ei, Woody Guthrie, eu escrevi uma canção para você
Sobre um velho mundo engraçado que está chegando
Parece doente e com fome, está cansado e rasgado
Parece que está morrendo e mal nasceu

Ei, Woody Guthrie, mas eu sei que você sabe
Todas as coisas que estou dizendo e muitas vezes mais
Estou cantando uma música para você, mas não consigo cantar o suficiente
Porque não há muitos homens que fizeram as coisas que você fez

Um brinde a Cisco, a Sonny e a Leadbelly também (1)
E a todas as pessoas boas que viajaram com você
Aqui está o coração e as mãos dos homens
Que vêm com a poeira e vão com o vento

Eu estou indo embora amanhã, mas poderia partir hoje
Em algum lugar na estrada algum dia
A última coisa que eu gostaria de fazer
É dizer que eu tenho encarado algumas viagens difíceis também

Notas:
1-Gilbert Vandine "Cisco" Houston (1918-1961); Sonny Terry (Saunders Teddell ou Saunders Terrell, 1911-1986); LeadBelly (Huddie William Ledbetter,1888-1949).

.....................

Álbum: Bob Dylan, 1962


2.  "Talkin' New York" (Falando Sobre Nova York)

Vagando fora do oeste selvagem
Saindo das cidades que eu mais amo
Pensei ter visto alguns altos e baixos
Até eu entrar na cidade de Nova York
Pessoas descendo pelo chão
Edifícios indo para o céu

Inverno na cidade de Nova York
O vento soprando neve ao redor
Andando sem ter para onde ir
Alguém poderia congelar até os ossos
Eu congelei até os ossos
O "New York Times" disse que foi o inverno mais frio em dezessete anos
Eu não senti tanto frio assim

Eu tirei um som do meu velho violão
Peguei um vagão do metrô
E depois de um passeio agitado  cambaleando, rolando
Eu cheguei ao centro da cidade
No Greenwich Village

Eu dei uma volta por lá e acabei
Em um daqueles Cafés no meio do quarteirão
Subi no palco para cantar e tocar
Um homem lá disse: "Volte outro dia
Você soa como um caipira
Queremos cantor folk por aqui"

Bem, eu comecei a tocar harmônica
Estourando meus pulmões por um dólar ao dia
Eu toquei até me virar pelo avesso
O homem enfim falou que ele adorava minha música
Ele estava falando com entusiasmo sobre o meu som
Um dólar por dia valia a pena

E depois de semanas e semanas andando por aí
Eu finalmente consegui um emprego na cidade de Nova York
Em um lugar maior, mais dinheiro também
Aderi ao sindicato e paguei as minhas dívidas

Agora, um grande homem disse uma vez
Que algumas pessoas roubam você com uma caneta-tinteiro
Não demorei muito para descobrir
Sobre o que ele estava falando
Muitas pessoas não têm muita comida na mesa
Mas elas têm muitos garfos e facas
E elas têm que cortar alguma coisa

Então, uma manhã quando o sol estava quente
Eu caí fora da cidade de Nova York
Puxei o boné sobre meus olhos
E parti para os céus ocidentais
Até logo, Nova York
Olá, East Orange! (1)

Álbum: Bob Dylan, 1962

Nota:
(1) East Orange: cidade no condado de Essex, Nova Jersey (EUA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Freewheelin' Bob Dylan (1963)

| Divulgação Columbia | O álbum "The Freewheelin' Bob Dylan" foi lançado no dia 27 de maio de 1963 "Blowin’ in the Wind" (Soprando no Vento) Por quantas estradas um homem deve andar Antes que você possa chamá-lo de um homem? Quantos mares uma pomba branca deve navegar Antes que ela possa descansar na areia? Sim, e quantas vezes as balas de um canhão devem voar Antes de serem banidas para sempre? A resposta, meu amigo, está soprando no vento A resposta está soprando no vento Sim, e quantos anos uma montanha deve existir Antes de ser banhada pelo mar? E por quantos anos algumas pessoas podem existir Antes de serem libertadas? Sim, e quantas vezes um homem pode virar sua cabeça E fingir que ele simplesmente não vê? A resposta, meu amigo, está soprando no vento A resposta está soprando no vento Sim, e quantas vezes um homem deve olhar para cima Antes que ele possa ver o céu? E quantas orelhas um homem deve ter Antes que ele possa ouvir as pessoas chorarem? Sim, e q